Autores

Luís da Câmara Cascudo

Um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia no Brasil, Luís da Câmara Cascudo viveu quase toda sua vida no Rio Grande do Norte. Lia muito, recebia visitas, escrevia demais. Em suas viagens fazia amigos e ouvia histórias. Trocava muita correspondência.

Por ser um homem muito querido, recebia por escrito ou ao pé do ouvido muitas informações sobre causos que embalaram o sono e assustaram gerações e gerações. Professor Cascudo, como historiador que era, também pesquisou os caminhos trilhados pelo homem e seu legado nos deixou as mais preciosas informações sobre a cultura brasileira.

Em 1954, lançou a sua obra mais importante como folclorista, o Dicionário do Folclore Brasileiro, obra de referência no mundo inteiro. No campo da etnografia, publicou vários livros importantes como Rede de Dormir, em 1959, e História da Alimentação no Brasil, em 1967. Publicou depois, entre outros, Geografia dos Mitos Brasileiros, com o qual recebeu o prêmio João Ribeiro da Academia Brasileira de Letras.

O pesquisador trabalhou até seus últimos anos e foi agraciado com dezenas de honrarias e prêmios. Morreu aos 87 anos. Até hoje seu trabalho é preservado e divulgado através do Instituto Câmara Cascudo, principal nome intelectual do estado do Rio Grande do Norte.

O LUDOVICUS funciona na casa em que Cascudo residiu por cerca de 40 anos e produziu a sua monumental obra. No blog da Global você tem acesso a conteúdos, vídeos e entrevistas exclusivas sobre o autor.

Livros

Ver os livros desse autor(a)

Vídeos
image
Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa
image
Lembranças de um contador de histórias chamado Câmara Cascudo
image
Câmara Cascudo - importante entre importantes
image
Os mistérios da criação de Câmara Cascudo
image
Conheça a casa de Câmara Cascudo em Natal (RN)
image
Câmara Cascudo e o Modernismo
image
Prelúdio e fuga do real - Câmara Cascudo