Livro

O homem que espalhou o deserto

O homem que espalhou o deserto
Coleção: Ignácio de Loyola Brandão ,Ignácio de Loyola Brandão
  • Edição: 12ª edição
  • Formato: 16 x 23 cm
  • 32 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 119 gramas
  • ISBN: 978-85-260-0276-0
  • Código de Barras: 9788526002760

Autor (a) : Ignácio de Loyola Brandão
Ilustrações : Enrique Martínez

Quando menino, gostava de apanhar a tesoura da mãe e ia para o quintal. Ficava horas distraído, podando as folhas das árvores, plec, plec, plec.


Assim começa essa pequena grande história, de Ignácio de Loyola Brandão, publicada pela primeira vez em 1989, quando a questão ambiental ainda não era discutida nas escolas. Já nessa época, o consagrado escritor coloca seu leitor diante de problemas ambientais, exigindo-lhe um posicionamento crítico, a partir da criativa e bem elaborada história do menino destruidor de árvores.


A narrativa surpreende. Traça, em poucas palavras, a trajetória do descaso do personagem em relação ao ambiente em que vive – de ações aparentemente inocentes, chega-se a atitudes absolutamente condenáveis. A leitura de O homem que espalhou o deserto significa a possibilidade de refletir sobre a crença de que o homem é senhor absoluto da natureza. Significa também o privilégio de entrar em contato com um texto de inigualável qualidade literária.


Temas principais: Relação homem x natureza, ecologia e educação ambiental;
Temas transversais: Ética, Meio ambiente, Trabalho/Consumo e Saúde;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa e Ciências.

Pesquisar notícias sobre a preservação ambiental; Criar slogans em defesa do meio ambiente; Pesquisar sobre a utilização de recursos naturais; Traçar, através de um jogo, a trajetória do menino; Discutir sobre quem hoje "espalha o deserto".

Ver mais livros desse autor