Livro

A dança dos pica-paus

A dança dos pica-paus
Coleção: Sidónio Muralha ,Sidónio Muralha
  • Edição: 10ª edição
  • Formato: 26 x 21 cm
  • 32 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 153 gramas
  • ISBN: 978-85-260-0569-3
  • Código de Barras: 9788526005693

Autor (a) : Sidónio Muralha
Ilustrações : Eva Furnari

Mais uma vez o poeta português Sidónio Muralha demonstra sua versatilidade em lidar com a riqueza das palavras, sua sonoridade, seu jogo simbólico. E em A dança dos pica-paus, cria, com muito humor, 36 poemas, um para cada animal – curió, gralha, onça, tangará, siriri e todos ilustrados pelos traços incomparáveis de Eva Furnari.


Brinca flores/ um saí divertido/ de sete cores/ vestido./ Saia, saia das flores,/ por favor, saia daqui…/ E o saí-de-sete-cores/ sai saltitando das flores/ e responde: – já saí. De verso em verso, a criança conhece a força expressiva da palavra, da linguagem poética elaborada com rigor literário, e também conhece vários animais, suas características, seu hábitat. E mais: no final do livro há um glossário que dá informações precisas sobre todos eles. Sem dúvida, é um jeito gostoso de sentir a beleza do idioma e aprender sobre tantos animais.


Tema(s) principal(is): Animais;
Tema(s) transversal(is): Ética e meio ambiente;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, História e Geografia.
Prêmio(s): Altamente Recomendável pela FNLIJ (1997); Acervo Básico Teórico para a Criança FNLIJ (1997).

Distribuir os animais no mapa do Brasil e de outros continentes; Elaborar pequenos textos informativos sobre esse assunto; Explorar a linguagem poética; Investigar sobre animais ameaçados de extinção, (por ex.: macuco, cervo-do-pantanal, onça-parda) suas causas e consequências; Realizar uma apresentação oral dos poemas; Selecionar outros animais e criar poemas.

Ver mais livros desse autor