Livro

Titina

Titina
Coleção: Magias Juvenil
  • Edição: 7ª edição
  • Formato: 16 cm de Largura x 23 cm de Altura
  • 64 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 82 gramas
  • ISBN: 85-260-0630-4
  • Código de Barras: 9788526006300

Autor (a) : Ary Quintella
Ilustrações : César Landucci

O livro Titina, ganhador do Prêmio Monteiro Lobato, em 1983, pela Academia Brasileira de Letras, tem, desde então, emocionado muitos leitores e adultos. A personagem Titina é, na verdade, filha do autor. Embora a narrativa seja centrada no conflito vivido pela menina quando a família precisa se mudar do Rio de Janeiro para Brasília, a história conta muito mais.


Conta sobre a vida do autor, seus hábitos, sua rotina – e marca sua forte presença como um pai atento e carinhoso. Àquela hora, seu pai parava de escrever. Ele passou a mão na cara, arrumou os papéis em cima da mesinha. Depois, mexeu nos cabelos de Titina, claros compridos e compridos…


O que poderia ser uma história triste, por se tratar de adaptações, perdas, solidão, estranhamento, o autor transforma em uma narrativa alegremente afetiva e gostosa de ler.


Tema(s) principal(is): Família, relacionamento, amizade, adaptação.
Tema(s) transversal(is): Ética, meio ambiente.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática.
Prêmios: Prêmio Monteiro Lobato (ABL/1983); Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ/1983); Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ/2001);

Caracterizar Titina, sua família e os outros personagens através de desenhos; Elaborar uma lista de palavras que não combinam nem com Titina nem com sua família; Dividir a classe em duplas e cada uma delas pode realizar pesquisa sobre um aspecto da cidade do Rio de Janeiro ou de Brasília. Por exemplo: histórico, geográfico, cultural etc.; Sugerir a leitura dos livros de Mario Quintana: Sapato furado, Lili inventa o mundo e O sapo amarelo.

Ver mais livros desse autor