Livro

O livro das árvores

O livro das árvores
Coleção: Cuca Legal ,Cuca Legal Juvenil
  • Edição: 5ª edição
  • Formato: 22 x 24 cm
  • 96 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 400 gramas
  • ISBN: 85-260-0616-9
  • Código de Barras: 9788526006164

Autor (a) : Jussara Gomes Gruber

O livro das árvores é fruto do trabalho realizado pela Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues. Criada em 1986, faz parte do programa de formação de professores indígenas, no Amazonas.
O livro é o registro da intensa relação dos Ticuna com a terra, com a floresta e com as árvores. A floresta é a maior riqueza que deixaremos para os nossos filhos. Representa, também, um registro valiosíssimo das várias espécies da flora e da fauna, dos rituais, crenças e lendas, da organização social, dos valores e costumes desse grupo indígena, atualmente o mais numeroso do país, com aproximadamente 32.000 pessoas em suas 100 aldeias. Os desenhos, marcados por traços fortes e cores vivas, foram elaborados individualmente, enquanto os textos foram criados de forma coletiva pelo grupo. Através desses muitos narradores que contam com palavras e imagens a sua verdadeira História, não só a criança, mas também o adulto precisaria ler para conhecer melhor uma parte importante da cultura de seu país.

Tema(s) principal(is): Questão indígena;
Tema(s) transversal(is): Ética, meio ambiente e pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia e Ciências.

Localizar no mapa as regiões habitadas pelos Ticuna (os Ticuna vivem no Brasil, na Colômbia eno Peru. No Brasil, estão localizados no Amazonas, ao longo do rio Solimões, nos seus afluentes e ilhas); Dividir a classe em grupos: cada um fica responsável por um aspecto da vida dos Ticuna.