Livro

O papagaio real

O papagaio real
Coleção:
  • Edição: 1ª edição
  • Formato: 23 x 28 cm
  • 16 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 110 gramas
  • ISBN: 978-85-260-0713-0
  • Código de Barras: 9788526007130

Autor (a) : Luís da Câmara Cascudo
Ilustrações : Cláudia Scatamacchia

Embora se desenvolva a partir de uma atitude invejosa, a história encanta-nos pela vitória do amor e, principalmente, da inteligência e da perspicácia de uma moça. À procura de seu amado, o príncipe do reino de Acelóis – que, no caminho, ela descobre estar muito doente -, a moça anda pelo mundo, arrisca-se e não desiste.


Ao chegar ao reino, diante do rei, tem uma atitude aparentemente interesseira; no entanto, com o decorrer dos acontecimentos, percebemos o quão inteligente era a moça. Essa história coloca a criança diante da possibilidade de vencer dificuldades, contando, principalmente, com sua força, sua capacidade, sua inteligência.


História resgatada da literatura oral, ouvida por Câmara Cascudo de Benvenuta de Araújo, Natal, Rio Grande do Norte. Como os outros livros da coleção, O papagaio real é ilustrado por Cláudia Scatamacchia.


Tema(s) principal(is): Cultura popular (conto de encantamento), inveja, fidelidade e perspicácia;
Tema(s) transversal(is): Ética e pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa e Arte.

Criar um painel sobre Câmara Cascudo (fotos, frases famosas, histórias que recolheu, livros que escreveu...); Imaginar falas, diálogos, pensamentos dos personagens que não foram escritos pelo autor; Procurar junto aos familiares histórias que eram contadas por avós, tios etc. e reproduzi-las; Transformar a linguagem verbal escrita em outras linguagens: contar a história através de desenhos, de gestos (mímica), da dramatização.

Ver mais livros desse autor