Livro

O primeiro emprego - Uma breve visão

O primeiro emprego - Uma breve visão
Coleção: Ignácio de Loyola Brandão
  • Edição: 2ª edição
  • Formato: 16 x 23 cm
  • 104 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 180 gramas
  • ISBN: 978-85-260-0838-0
  • Código de Barras: 9788526008380

Autor (a) : Ignácio de Loyola Brandão

Este livro nasceu de uma motivação: a pesquisa que Maria Rita, filha de Ignácio de Loyola Brandão, fez no início dos anos 2000 – época em que ela era aluna do curso de História na PUC-SP -, sobre os jovens e o primeiro emprego. Estimulado pelo interesse da filha e de suas indagações acerca de como era a situação do primeiro emprego e do desemprego na década de 1950, quando ele se iniciou profissionalmente no jornalismo, o autor relata fatos do passado, traça paralelos com o presente e proporciona ao jovem de hoje uma leitura rica em aprendizado e reflexão.


A respeito do livro o autor afirma: Não pensem que escrevo autobiografia. Ou que me sentei para redigir memórias. O que procuro relatar é o caminho de um filho de operário, que não parecia ter muitas chances na vida, avaliando o panorama de empregos de uma época. O trajeto percorrido pode iluminar, mesmo que debilmente, a história da realização pessoal no Brasil, por meio do trabalho, da profissão escolhida.


Tema(s) principal(is): Profissões, trabalho, realização pessoal, comportamento;
Tema(s) transversal(is): Ética, trabalho/consumo;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História.

Traçar a trajetória profissional do autor; Destacar o que era diferente em relação ao primeiro emprego na época do autor; Entrevistar profissionais de áreas diversas; Selecionar artigos de jornais e revistas sobre a questão do emprego hoje; Aprender a elaborar um currículo.

Ver mais livros desse autor