Livro

O baú das histórias

O baú das histórias
Coleção: Crianças Criativas
  • Edição: 3ª edição
  • Formato: 20 x 21 cm
  • 40 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 150 gramas
  • ISBN: 978-85-260-0962-2
  • Código de Barras: 9788526009622

Autor (a) : Gail E. Haley
Tradução : Gian Calvi

Em O Baú das histórias, Gail E. Haley reconta e ilustra um conto africano. Sobre o livro, a autora comenta: Muitas histórias africanas – não importa se são ou não sobre Kwaku Ananse, o “Homem-Aranha” – são chamadas de “histórias de aranha”. Este livro conta como isto aconteceu.


Houve um tempo em que todas as histórias pertenciam a Nayme, o Deus do Céu. Ele as guardava em uma caixa de ouro. Ananse, um velhinho pequeno e fraco, desejando comprar as histórias para contar ao povo de sua aldeia, teceu uma teia até o céu. Nayme riu ao vê-lo diante de si. Como ele poderia desejar um tesouro tão precioso? O Deus do Céu impâslhe como pagamento três tarefas dificílimas.


O velhinho venceu todos os desafios propostos. Nayme, então, proclamou: (…) minhas histórias pertencem a Ananse e serão chamadas histórias do Homem-Aranha. A leitura desse conto resgata a importância do ato de contar histórias – um ato de troca.


Tema(s) principal(is): Conservação da identidade cultural, valorização das tradições de cada cultura, tradição oral, coragem e desafios;
Tema(s) transversal(is): Ética e pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, História e Geografia.

Comparar o Homem-Aranha da história com o Homem- Aranha contemporâneo (tipo físico, país de origem, valores etc.); Contar mais histórias, por exemplo, de outras regiões do Brasil, de outros países, histórias da família etc; Criar um jogo com os desafios enfrentados por Ananse; Preparar um baú com vários apetrechos para contar a história para os pais.