Livro

Tapas e beijos da comadre Onça

Tapas e beijos da comadre Onça
Coleção: Mary e Eliardo França
  • Edição: 1ª edição
  • Formato: 20 x 27,5 cm
  • 32 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 150 gramas
  • ISBN: 978-85-260-1095-6
  • Código de Barras: 9788526010956

Autor (a) : Mary França
Autor (a) : Eliardo França

O livro resgata quatro histórias do nosso folclore, recontadas por Mary França e ilustradas pelo traço forte e criativo de Eliardo França, um dos mais premiados artistas de livros infantis. A narrativa e as imagens, ricas em detalhes e cores, contam histórias em que a onça, sempre ágil e astuta, relaciona-se, através de várias situações, com alguns animais da floresta: a coruja, o tatu, o macaco, o jabuti, o gato, o coelho, o bode, entre outros.


– Compadre Gato, você poderia me ensinar a saltar? – Vamos, comadre Onça, a senhora vai imitando. E começou a repetir os saltos do Gato. Num certo momento, saltou sobre o professor com o intento de liquidá-lo. Mas o Gato deu outro pulo com tal agilidade e improvisação que a Onça jamais vira.


Essas narrativas de natureza simbólica, ao mesmo tempo em que têm um caráter fantasioso e lúdico, referem-se às virtudes e aos defeitos dos homens através de animais. Mergulhar na leitura dessas histórias é poder refletir sobre a existência humana, seu comportamento e seus valores.


Tema(s) principal(is): Valores humanos, relacionamento e comportamento;
Tema(s) transversal(is): Ética e pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História e Geografia.

Criar para cada história uma moral; Listar outras possibilidades de histórias: a onça e a raposa, a onça e o leão etc; Conhecer algumas lendas brasileiras sobre onças (Onça Cabocla, Onça Boi, Onça Maneta) e sobre outros seres fantásticos; Identificar, também, a região do Brasil e distribuir esses animais e/ou seres fantásticos no mapa; Fazer um mural com provérbios e decifrá-los.

Ver mais livros desse autor