Livro

A prosa do mundo

A prosa do mundo
Coleção: Antologia para Jovens
  • Edição: 1ª edição
  • Formato: 16 x 23 cm
  • 88 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 160 gramas
  • ISBN: 978-85-260-1357-5
  • Código de Barras: 9788526013575

Autor (a) : Caio Fernando Abreu
Autor (a) : Carlos Drummond de Andrade
Autor (a) : Cecília Meireles
Autor (a) : Ignácio de Loyola Brandão
Autor (a) : José Castello
Autor (a) : Luiz Vilela
Autor (a) : Mario Quintana
Autor (a) : Moacyr Scliar
Autor (a) : Rachel de Queiroz

Nesta antologia de contos e crônicas, nove conceituados escritores brasileiros contemporâneos – Caio Fernando Abreu, José Castello, Carlos Drummond de Andrade, Moacyr Scliar, Cecília Meireles, Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Vilela, Mario Quintana e Rachel de Queiroz – lançam seu olhar sensível e atento sobre a realidade a seu redor e criam nove histórias curtas, descontraídas e bem-humoradas. Histórias de gente, de bichos, de plantas, de flores, que convivem ora em harmonia ora em desarmonia. As histórias de A prosa do mundo propõem uma reflexão sobre a questão ambiental e as muitas formas do ser humano interagir com a natureza.


Das catorze raças de tartaruga que habitavam as ilhas Galápagos, explica o comentarista, (…) duas desapareceram para sempre e de uma terceira resta apenas um macho, hoje com mais de cem anos (…). Tinha vontade de consolar essa pobre tartaruga, de conversar com ela, comenta tio Olavo, 82 anos de idade, solteirão. (…) Fico pensando que é mesmo espantoso que a tartaruga de Galápagos faça um homem derramar lágrimas tardias em Copacabana.


Tema(s) principal(is): A questão ambiental, comportamento humano e valores;
Tema(s) transversal(is): Ética e meio ambiente;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte e Ciências.

Explorar os aspectos descritivos e o vocabulário presentes na elaboração dos textos; Observar como os autores constroem o humor na narrativa; Transformar as histórias em um álbum de figurinhas; Investigar sobre os girassóis, os gatos, as lesmas e outros animais e plantas citados na história e elaborar textos informativos; Pesquisar mais sobre a vida e a obra de cada escritor e criar diálogos entre eles.

Ver mais livros desse autor