Livro

As histórias de Marina

As histórias de Marina
Coleção: Cuca Legal
  • Edição: 1ª edição
  • Formato: 21 x 28 cm
  • 48 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 230 gramas
  • ISBN: 978-85-260-1234-9
  • Código de Barras: 9788526012349

Autor (a) : Cláudia Vasconcellos
Ilustrações : Odilon Moraes

Em As histórias de Marina, escrita por Cláudia Vasconcellos e ilustrada por Odilon Moraes, a narradora, uma menina, conta nove histórias, na medida certa, escritas bem ao gosto das crianças.


Meu nome é Marina e tenho nove anos. (…) De tanto ler, eu acabei tendo vontade de escrever. Então, resolvi escrever estas histórias sobre os meus amigos, ah, e sobre mim também porque o livro é um registro de tudo o que está na minha cabeça e, se um dia eu esquecer alguma coisa, venho aqui no livro e posso me relembrar.


A timidez de Ivã, o susto de Arturzinho, as perguntas de Maria para a bola de cristal, o Espanta-Medo de João, o estranhamento do indiozinho Tupã com a vida na cidade, a esquisitice de Fabinho, o presente para o Bigode, a concha de caramujo encontrada por Marina e o fim de semana diferente são assuntos que encantam o jovem leitor pela proximidade com os seus conflitos, seus questionamentos e suas travessuras.


Tema(s) principal(is): Passagem da infância para a adolescência, saudade e descoberta do amor;
Tema(s) transversal(is): Ética, sexualidade e meio ambiente;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte e Ciências.

Brincar de "ser criança é muito chato porque..." ou "ser criança é muito bom porque..."; Criar um Espanta-Medo; Elaborar uma ficha com informações científicas sobre alguns animais citados nas histórias; Escolher a história de que mais gostou e ilustrar; Investigar sobre a vida das crianças nas aldeias indígenas; Listar provas para uma possível gincana.