Livro

O pintinho que nasceu quadrado

O pintinho que nasceu quadrado
Coleção: Cuca Legal ,Cuca Legal
  • Edição: 6ª edição
  • Formato: 24 x 24 cm
  • 32 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 180 gramas
  • ISBN: 978-85-260-1236-3
  • Código de Barras: 9788526012363

Autor (a) : Regina Chamlian
Autor (a) : Helena Alexandrino

Em O pintinho que nasceu quadrado, de Regina Chamlian e Helena Alexandrino, texto e ilustrações narram uma história permeada de sensibilidade e muita reflexão. O seu primeiro ovo causou susto, indignação e muita confusão. Carola botara um ovo quadrado! Impedida de ficar no galinheiro, parte, com firmeza e coragem, em busca de um lugar onde seu filho possa ser criado com dignidade e respeito.  A leitura dessa criativa fábula contemporânea possibilita uma reflexão sobre o comportamento humano e a construção de uma sociedade mais solidária e mais justa.


Num certo galinheiro viviam um galo e muitas galinhas… o galo a cantar, as galinhas a ciscar e a botar ovos … Porém havia uma jovem galinha, a Carola, que se chateava demais com aquela vida. Não ciscava tanto como as outras. Às vezes, encostava o bico na grade do cercado e ficava olhando para bem longe. Ninguém sabia o que ela olhava. Carola cresceu e chegou sua época de botar ovos. 


Temas principais: Respeito ao diferente, inclusão e comportamento humano.
Tema transversal: Ética.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Ciências e Arte.

Conversar sobre o comportamento das galinhas e dos animais em relação ao pintinho e sua mãe; Criar um jogo da memória com essas aves; Desenhar outros animais quadrados, redondos, triangulares, ovais, retos, espirais etc; Elaborar uma entrevista com o galo com a intenção de que ele explique por que não quer o pintinho e a mãe dele no galinheiro; Escolher um nome para o pintinho; Investigar sobre o galo, a galinha e outras aves e descobrir curiosidades sobre eles.