Livro

Antologia poética - Manuel Bandeira

Antologia poética - Manuel Bandeira
Coleção: Manuel Bandeira ,Manuel Bandeira
  • Edição: 7ª edição
  • Formato: 16 x 23 cm
  • 368 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 520 gramas
  • ISBN: 978-85-260-1772-6
  • Código de Barras: 9788526017726

Autor (a) : Manuel Bandeira

Antologia poética Manuel Bandeira, coletânea organizada pelo próprio autor em 1961, reúne poemas publicados em diversos livros. No prefácio o autor comenta: A antologia atual é mais completa que as anteriores por incluir também poemas de circunstâncias, constantes do livro Mafuá do malungo, e traduções que fiz de poetas estrangeiros, tiradas do livro Poemas traduzidos. Além disso, recolhem-se nela alguns poemas recentes ainda não coligidos em livro. Como nas duas primeiras, aqui o critério foi marcar a evolução da minha poesia, aproveitando de cada livro o que me parecia representar melhor a minha sensibilidade e a minha técnica.


Nesta obra é possível perceber o conflito, inteligentemente resolvido, entre o moderno e o canônico, as brincadeiras com os temas da vida e da morte e a sua extrema sensibilidade aliada a um domínio técnico apurado. Segundo os estudiosos, Manuel Bandeira, em sua poesia, abandonou o tom retórico de seus predecessores e usou a fala coloquial para tratar, com objetividade e humor, de temas triviais e eventos do dia a dia. Apesar de sua refinada sensibilidade, que remonta aos clássicos portugueses, o autor era capaz, também, de se fascinar com o insólito e o corriqueiro.


Tema(s) principal(is): Vida/morte, lirismo, infância, lembranças, cotidiano, afetividade.
Tema(s) transversal(is): Ética.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Arte, Geografia.

Ler o prefácio e o sumário para conhecer a organização do livro; Ler os poemas com a intenção de selecionar aqueles que o poeta se remete à infância e a sua cidade natal; Escolher poemas em que o poeta demonstre sua veia irônica ou permeada de humor; Pesquisar sobre a vida do poeta e como esta influenciou na sua produção poética.

Ver mais livros desse autor

Vídeos sobre a obra