Livro

Aventuras do Barão de Münchhausen

Aventuras do Barão de Münchhausen
Coleção: Orígenes Lessa
  • Edição: 9ª edição
  • Formato: 16 x 23 cm
  • 128 páginas
  • 4 X 4 Cores
  • Peso: 210 gramas
  • ISBN: 978-85-260-2203-4
  • Código de Barras: 9788526022034

Autor (a) : Orígenes Lessa
Ilustrações : Lélis

Münchhausen foi um militar e senhor rural alemão que viveu no século XVIII. Os relatos de suas aventuras serviram de base para a célebre série As Aventuras do Barão de Münchhausen, compilada por Rudolph Erich Raspe e publicada em Londres em 1785. São histórias fantásticas em que a realidade e a imaginação fértil do personagem misturam-se e o resultado são fugas impossíveis, perigos terríveis, viagens fantásticas, fatos inacreditáveis, missões secretas. Ao ficar mais velho, o Barão recolhe-se em seu castelo para levar uma vida mais tranquila, porém seu espírito aventureiro e inquieto não se conformava com a solidão e o isolamento. Então, todas as noites, em seu castelo, uma plateia significativa se reunia para ouvir seus relatos, verdadeiros ou não. A aventura que lhes contei na última noite teve uma consequência natural, que aliás confirma a sua veracidade; fui nomeado, no dia seguinte, comandante de um batalhão de hussardos. Não vou contar-lhes a rotina do quartel, aliás muitas vezes quebrada por acontecimentos imprevistos, que me cobriram de glória.
E assim, de noite em noite, Orígenes Lessa reconstrói, com seu estilo permeado de humor e criticidade, as fantásticas aventuras do Barão de Münchhausen.

Tema(s) principal(is): Aventura, viagem.
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural.
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática.

Ler integralmente o livro com a intenção de destacar os lugares por onde o Barão passou; Marcar no mapa os lugares e as distâncias; Recontar uma das aventuras, utilizando histórias em quadrinhos; Conhecer outros livros de Orígenes Lessa.

Ver mais livros desse autor