Campo Aberto – Educação do Campo

 

A Coleção Campo Aberto destaca o modo de vida particular daqueles que vivem no campo, que estão também em interação com a vida das cidades. Em especial, nos referimos ao modo de vida das crianças, uma vez que nosso propósito foi criar uma obra adequada ao contexto e ao universo vivido por aqueles que farão uso deste material no cotidiano da sala de aula. Por isso, vários capítulos fazem referência aos modos de viver, conviver, estudar e brincar das crianças.

A diversidade aparece como elemento fundamental nesta coleção, como forma de indicar os diferentes modos de vida das muitas populações do campo: quilombolas, comunidades agrícolas, ribeirinhos, caiçaras, indígenas, enfim, todas as populações que têm organizações sociais particulares, mas em constante interação com outros modos de vida.

Para que a diversidade e as especificidades das crianças e das culturas ganhem evidência em uma obra que se pretende contextualizada, a pesquisa assume um papel de destaque como metodologia de trabalho pedagógico. É por meio da pesquisa que estudantes deixam de ser apenas receptores do conhecimento para se transformarem em produtores, em uma obra que foi criada em uma perspectiva interdisciplinar. Foram elencados temas para estudo apresentados por meio de textos em diferentes gêneros, de esferas de atividade humana distintas e em linguagens diversas (oral, visual, escrita, multimodal). Leitura e escrita são trabalhadas como práticas sociais exploradas e ampliadas nas disciplinas envolvidas, favorecendo os multiletramentos.

A obra também se preocupa em contribuir para uma formação integral do aluno, colocando valores sociais em foco e valorizando seus conhecimentos prévios. Fortalecer e promover o direito de aprender é o objetivo primeiro da Coleção.

 

Assuntos desse catálogo

DIDÁTICOS

Campo Aberto - Educação do Campo - 1º ao 3º ano

Campo Aberto - Educação do Campo - 4º e 5º anos