Quem somos

Em 2017, a Global Editora completa 44 anos de atividades editoriais coroados por conquistas e glórias.

No início, época em que a conjuntura política e socioeconômica era outra, a Global teve sua produção voltada aos livros de referência do pensamento socialista, destacando as obras de Marx, Engels e Lênin.

Hoje, ainda sob a direção de Luiz Alves Júnior, um de seus fundadores, a atual diretoria e toda a equipe concentram esforços na formação cultural do cidadão, publicando os mais conceituados autores de literatura em língua portuguesa, consagrados tanto no cenário nacional como internacional.

Com muito orgulho, a Global reúne em seu catálogo nomes como os de Cora Coralina, Câmara Cascudo, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Braga, Machado de Assis, Lygia Fagundes Telles, Ferreira Gullar, Edla van Steen, Sábato Magaldi, Marcos Rey, Mario Quintana, Sérgio Vaz, entre outros.

Além de obras voltadas ao público adulto, a editora também se dedica à publicação de livros para crianças e jovens. Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Edy Lima, Mary e Eliardo França, Bartolomeu Campos de Queirós, Marcos Rey, Sidónio Muralha e João Carlos Marinho são alguns autores que desfilam pelo seu catálogo. O cuidado na seleção e produção de textos em literatura infantojuvenil são características das nossas edições.

Ao longo desses anos, recebemos vários prêmios, que dividimos com nossos autores e com o leitor. Mas a maior vitória, para nós, é a certeza de que estamos fazendo história no mercado editorial brasileiro e deixando a nossa marca. Você pode consultar nossos prêmios no próprio site.

Além dos projetos editoriais, desenvolvemos outros ligados a Educação de Jovens e Adultos (EJA), aceleração de alfabetização e capacitação de profissionais para trabalhar e formar bibliotecas. Nessa empreitada, nossos parceiros são o Instituto Ayrton Senna, a ONG Ação Educativa, o Fundo de Assistência ao Trabalhador, o Instituto de Pesquisas, Estudos, Cultura e Educação (Ipece) e a empresa WA-Corbi. Os números resultantes desse trabalho são gratificantes. Podemos dizer, por exemplo, que já capacitamos mais de 40 mil profissionais de ensino continuado nas áreas de bibliotecas públicas e escolares e somos corresponsáveis pela alfabetização de mais de 300 mil jovens e adultos, em aproximadamente 1,3 mil municípios brasileiros.

A Global é também a segunda maior exportadora de autores brasileiros publicados em língua espanhola, atendendo a toda a América Latina, ao Caribe e aos Estados Unidos.

Para saber mais, assista ao nosso documentário: