Gilberto Freyre

Gilberto Freyre nasceu no Recife, Pernambuco, em 15 de março de 1900. É considerado um dos maiores intelectuais e intérpretes da formação histórico-social brasileira. Estudou nos Estados Unidos, onde se formou Bacharel em Artes Liberais pela Universidade de Baylor, em 1920, e Mestre em Artes pela Universidade de Columbia, em 1922.

Autor de Casa-Grande & Senzala (1933), obra seminal da historiografia brasileira, Freyre recebeu muitos prêmios e títulos ao longo de sua vida, tanto nacionais quanto internacionais. Numa abordagem analítica inovadora, seus estudos apontaram para as vantagens do processo de miscigenação racial ocorrido no Brasil.

Freyre foi deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN) entre 1946 e 1950, período em que criou o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, atual Fundação Joaquim Nabuco. Lecionou em universidades europeias e norte-americanas, e teve vários de seus livros traduzidos para diversos idiomas. Faleceu em sua cidade natal, em 18 de julho de 1987.

Conheça os livros de Gilberto Freyre publicados pela Global.

Além dos livros, a Global disponibiliza diversos conteúdos exclusivos em seu blog: entrevistas, críticas literárias, resenhas, vídeos, notícias e muito mais.

Livros em destaque