Uma estranha aventura em Talalai

Uma estranha aventura em Talalai
Autor (a) : Joel Rufino dos Santos
Ilustrações : Jonatas Tobias

Preço sugerido: R$ 49,00

Tema(s) principal(is): Liberdade x opressão, justiça x injustiça, solidariedade;
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Arte, Geografia, Ciências, História;
Prêmio(s): Prêmio Jabuti (CBL/1979); Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ/1979).
Conhecer mais a vida e a obra do autor; Discutir a forma como Patrick ajudou as pessoas de Talalai; Pesquisar sobre o país de Patrick; Ampliar o conhecimento sobre os tipos de peixes citados nas páginas 27 e 28, e no decorrer do livro.

Sinopse

Uma estranha aventura em Talalai, livro premiadíssimo de Joel Rufino dos Santos, é uma história comovente. Uma lição de desprendimento, doação e solidariedade.

O narrador-personagem, Fernando, no passado um ajudante de pescador, conta-nos como era a vida em Talalai antes da chegada de Patrick, um sueco, que desembarcou na pequena ilha. Nadava feito um dourado, sumindo e aparecendo à luz do sol. – Quero lhe dizer uma coisa seu moço – falei. – Aqui em Talalai o senhor não vai arrumar nada. Somos a ilha mais pobre do mundo. – Oh! – respondeu – não quer dinheiro. Patrick ter dinheiro em seu país. Patrick quer ensinar de graça.

Não foi fácil, porém ensinou os pescadores a construir jangadas mais velozes e, principalmente, ensinou-os a enfrentar o Dono, senhor dos peixes, das embarcações, das árvores e da própria vida das pessoas. Quando Patrick partiu, deixou saudades e uma Talalai mais justa e feliz.

Ficha Técnica

Coleção: Joel Rufino dos Santos
Edição: 11ª edição
Formato: 21 x 21 cm
48 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 182 gramas
ISBN: 978-85-260-0589-1
Código de Barras: 9788526005891