A caveira-rolante, a mulher-lesma e outras histórias indígenas de assustar

A caveira-rolante, a mulher-lesma e outras histórias indígenas de assustar
Autor (a) : Daniel Munduruku
Ilustrações : Mauricio Negro

Preço sugerido: R$ 45,00

Tema(s) principal(is): Tradição oral, cultura indígena, mistério, respeito, coragem e curiosidade;
Tema(s) transversal(is): Ética, pluralidade cultural;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Geografia, Arte e História.
Criar frases para sintetizar as histórias; Criar um jogo com as personagens; Ler, contar, escrever outras histórias de assustar; Listar a s personagens e atribuir características. Localizar os povos no mapa e investigar mais. Recontar as histórias oralmente ou por escrito.

Sinopse

“Os caçadores e o Duende Arranca-Olho”, “O duende de olhos postiços”, Kanoé ” A história do morcego”, “A mulher-lesma”, “A caveira-rolante”, As amantes feiticeiras” são seis histórias de diferentes povos indígenas Tukano, Ajuru, Macurap, Tembé, Karajá.

Segundo Daniel Muduruku, “este tipo de história é narrado pelos adultos ou pelos mais velhos da aldeia, já que são os guardiões da memória de nossa gente. Não são narrativas apenas para amedrontar as crianças e os jovens, mas também são formas de ensinamento com os quais vão nos lembrando que não estamos sozinhos no mundo e que não podemos querer nos transformar em donos das coisas que criamos. E, embora sejam histórias de assustar, elas nos ajudam a compreender nosso lugar no mundo.”

As histórias, permeadas de mistério, prendem a atenção pela maneira como são contadas e, ao mesmo tempo, possibilitam uma reflexão sobre a relação do homem com os outros seres da natureza.

Ficha Técnica

Coleção: Daniel Munduruku ,Daniel Munduruku
Edição: 1ª edição
Formato: 18 x 23 cm
48 páginas
4 X 4 Cores
Peso: 170 gramas
ISBN: 978-85-260-1389-6
Código de Barras: 9788526013896